WORLD COSPLAY: O QUE É COSPLAY?

olá galera, eu sou o Arcanjo Amorim da equipe do blog "Quase Tudo Animes"
e também responsavel pela coluna "World Cosplay", mas antes de começar a fazer postagens sobre o assundo achei que deveria explicar um pouco sobre esse costume e sua historia. e você sabe o que é cosplay??







O termo "cosplay" surgiu da união do substantivo "Costume" (roupa) e do verbo "Play/Roleplay" (encenar, representar ou até mesmo brincar).

Os praticantes dessa arte são chamados cosplayers.

O cosplay é um hobby que consiste em fantasiar-se de personagens oriundos, em geral, de quadrinhos, games e desenhos animados japoneses. A prática do cosplay também engloba personagens pertencentes ao vasto universo do entretenimento, como filmes, séries de TV, livros e animações de outros países. Em menor escala há aqueles que caracterizam-se como figuras históricas ou de criações originais.

Uma das principais características do cosplay é que o praticante além de criar os trajes, também interpreta o personagem caracterizado, reproduzindo os traços de personalidade como postura, falas e poses típicas.

Nos últimos anos os cosplayers têm sido uma das principais atrações de eventos de anime, e não é pra menos, a semelhança entre eles e os personagens que representam chega a ser impressionante.

A história do cosplay está intimamente ligada à história das convenções de ficção científica nos Estados Unidos. O primeiro exemplo moderno dessa prática ocorreu em 1939, durante a 1ª World Science Fiction Convention, ou Worldcon, em New York, quando um jovem de 22 anos chamado Forrest J. Ackerman, e sua amiga Myrtle R. Douglas compareceram ao evento como os únicos fantasiados entre um público de 185 pessoas. Ackerman, que anos mais tarde se tornaria um dos nomes mais influentes no campo da ficção científica, usava um rústico traje de piloto espacial o qual chamou de "futuricostume", e Myrtle estava caracterizada com um vestido inspirado no filme clássico de 1936 "Things to Come", baseado na obra de H.G. Wells. Ambos causaram agitação entre o público, resultando em um clima de estreitamento entre a ficção e a realidade que mudou pra sempre a cara das convenções do gênero. As fantasias da dupla, confeccionadas por Myrtle, ou "Morojo", como era conhecida, fizeram tanto sucesso que no ano seguinte dezenas de fãs compareceram à convenção em trajes de ficção científica.
O fenômeno do cosplay chegou ao Japão na década de 80 pro meio de Nobuyuki Takahashi, que ficou surpreso com o costume ao visitar um Wordcon, que começou a incentivar a pratica no Japão pelas revistas de Ficção Científica. Tornou-se comum no Japão durante as Comic Markets do Japão (criadas em 1975), que se celebram em Odaiba (Tóquio), lugares de compra e venda de Dōjinshi. Esse evento prosseguiu desde então e se realiza regularmente. Lá, grupos de japoneses vestiam-se de seus personagens favoritos de mangás, animes, comics e videojogos.

Apesar do Japão ter importado essa subcultura dos EUA , existem algumas diferenças na forma que o hobby é praticado nos dois países. Os norte-americanos ainda hoje seguem o modelo criado no Worldcon, onde os cosplayers criam suas próprias fantasias e competem em convenções de fãs. Além disso, fantasias originais são bem-vindas e incentivadas. No Japão o cosplay envolve caracterizar-se como um personagem pré-existente, mesmo que a origem não seja de anime ou mangá. Desse modo, o foco é parecer o mais fiel possível. Como se trata essencialmente de reproduzir com fidelidade um determinado personagem, não há nenhuma ênfase na criação de fantasias originais ou que os trajes sejam confeccionados pelos cosplayers.

e isso é tudo pe-pessoal, agora que você já esta por dentro das praticas e historia desse costume podemos iniciar as postagens sobre o assunto xD. abaixo seguem algumas imagens de alguns cosplay e cosplayers, espero que gostem e até a proxima o/







se você é cosplayer e gostaria de aparecer aqui envie sua foto com seu nome e o link do seu twitter ou facebook para o email arcanjoamorim@yahoo.com.br com o assunto de mensagem [WORLD COSPLAY - QTA]

4 comentários:

  1. Show de bola man, de parabénz!!!!!!!!!!!!!!
    Pretendo me tornar cosplayer no futuro e esse post me motivo pakas!!!!!!!!!!!!
    kkk Curti mto teu trabalho, Parabénz

    by _ZanGetSu_

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fico grato pelo reconhecimento xD
      e fico muito feliz de ter lhe motivado, era bem isso que pretendia ao postar, motivar as pessoas ^~^

      e se vc se tornar cosplayer, não deixe de nos enviar as fotos
      ficarei feliz em postar aqui no blog xD
      o/

      Excluir